Além dos dados leiloados, hacker estaria oferecendo ferramenta de busca capaz de encontrar informações pessoais.


92 milhões de dados leiloados

A divulgação de dados é algo que preocupa muitos usuários e, neste caso mais recente, quase metade da população provavelmente teve seus dados violados. De acordo com o site Bleeping Computer, um hacker conhecido como X4Crow está promovendo um leilão que contém informações de mais de 92 milhões de brasileiros.

O documento leiloado usa um formato comum de bancos de dados e provavelmente contém informações como CPF, nome completo, data de nascimento e informações sobre pessoas jurídicas (sob o CNPJ).

Além disso, o hacker estaria oferecendo também ferramenta de busca que é capaz de encontrar outras informações pessoais.

Como se proteger para não ter dados roubados?

Hoje em dia, esse tipo de vazamento é praticamente inevitável, já que é cada vez mais comum que pessoas insiram seus dados em diversas atividades virtuais, como por exemplo, participação de sorteio, cadastro e até em estratégias de phishing, via links desconhecidos. Leia mais sobre o assunto aqui.

Mas, sempre é possível melhorar a sua segurança na internet. Veja algumas dicas:

1.Não reutilize a mesma senha

Esse é um dos maiores erros dos usuários, utilizar a mesma senha para diversas contas. Para cada conta tenha uma senha diferente, opte por escolher letras (maiúscula e minúscula) e números.

2.Desconfie de algo “free”

Você já deve ter colocado seus dados para conseguir um desconto ou participar de uma promoção para receber um brinde. Porém, muitas vezes é a sua privacidade online que está em jogo. Ou seja, quanto mais informações você precisar fornecer, maior deve ser o cuidado. Muitos dos seus dados podem ser comprados e vendidos sem o seu conhecimento ou controle.

3.Tenha cuidado ao interagir com e-mails ou mensagens desconhecidas

Os hackers encontram diversas maneiras de coletar dados e informações. Se aparecer um e-mail diferente, seja do seu banco, cartão de crédito ou até de algum conhecido, pedindo para clicar em um link ou fazer download, tome cuidado! Certifique-se que o e-mail ou a mensagem sejam verdadeiros.

4.Verifique as configurações e extensões no navegador

É preciso ficar atento nas configurações do navegador ao finalizar a instalação de um programa. Muitos sites podem deixar nos instaladores de seus aplicativos, opções que alteram a página inicial do navegador e isso pode levar a sites nocivos.

Extensões também podem ser adicionadas aos browsers sem que o usuário note.  Utilizar extensões desconhecidas também pode ser perigoso, já que elas podem requisitar permissões para acessar alguns dados.

5.Tenha a EW Info ao seu lado para te ajudar!

Escolha uma empresa como a EW Info para te ajudar na segurança virtual. Temos toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de soluções seguras, rápidas e estáveis para as mais diversas áreas. Se você tem dúvidas de como melhorar a sua segurança virtual, fale com a gente!

 

Gostou do nosso artigo? Então continue nos acompanhando!

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes , Serviços em TI # , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info