Os criminosos estão infectando os celulares e pedindo recompensas em bitcoin para devolver o acesso das vítimas aos aparelhos


Fique atento às suas mensagens SMS

Na última semana cibercriminosos enviaram links maliciosos para celulares Androids por SMS a fim de afetar os receptores com ransomware. As mensagens também estavam em fóruns online e convidavam os usuários a instalar um jogo de simulação sexual.

Ao ser executado, porém, o conteúdo ativa o “Filecoder.C” e permite comunicações de comando e controle, além de implementar conteúdos de criptografia. Além disso, o ransomware acessa a lista de contatos da vítima e envia links maliciosos via SMS.

Essas mensagens possuem o nome do destinatário e avisam que suas fotos estão sendo usadas no suposto jogo de simulação de acordo com o idioma do celular infectado. O aplicativo tem a capacidade de conversar em 42 idiomas.

O que eles ganham com isso?

Ao enviar as mensagens, o Filecoder impede que a vítima acesse arquivos armazenados no dispositivo e tem tudo criptografado pelo vírus. Para liberar o aparelho, o Filecoder envia uma nota pedindo uma quantia em bitcoins e, caso isso não aconteça em até 72 horas, os arquivos serão perdidos.

Porém, especialistas constam que não há nada que comprove a exclusão dos dados após esse prazo. A ESET (Empresa de segurança digital para empresas) diz que os arquivos encriptados podem ser recuperados sem o pagamento, basta apagar o arquivo ou esperar o prazo dado pelos criminosos se esgotar.

Você pode evitar o transtorno

Jamais clique em links sem saber a procedência ou com conteúdo não confiável e sempre faça uma varredura de antivírus em seu celular.

Se você quer se manter atualizado, continue acompanhando nossos artigos!

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes # , , , , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info