Alguns cibercriminosos estão trocando as técnicas de ransonwares por criptografia para obterem maior lucro e passarem despercebidos


Não é de hoje que cibercriminosos priorizam as técnicas que vão lhes proporcionar maior lucro. Pensando assim, eles aumentaram o uso de técnicas de cibercrime, que está com maior potencial de efetividade. Então, encriptar computadores pra pedir resgate pelo desbloqueio ficou para trás. Os ataques continuam e de maneira mais fácil para eles: a mais nova ferramenta de ataque é o criptojacking.

O que é o criptojacking?

As moedas virtuais Bitcoins chegaram ao pico de quase US$ 20 mil em 2018. Aproveitando o poder do silêncio e facilidade da computação, os cibercriminosos aproveitam esse nicho para conseguir lucro sem muito esforço.

Criptojacking é uma forma de minerar moedas virtuais de forma perversa. Mineradores infectam sites e aplicativos e quando os usuários baixam algum arquivo ou o próprio aplicativo, o dispositivo começa automaticamente a minerar moedas virtuais para o cibercriminoso.

Geralmente, esses softwares de mineração não oferecem grandes danos aos dispositivos, mas consomem seus recursos, deixando o aparelho mais lento e com alto consumo de energia. Porém, um dispositivo infectado certamente pode abrir brechas para invasão de outros tipos de malware.

fonte: hackernoon

Como se proteger

Da mesma forma que em uma infecção por malware, existem alguns sinais que você pode identificar quando vítima pelo criptojacking. São eles:

  • Alto uso do processador no seu dispositivo
  • Tempos de resposta lentos ou incomumente lentos
  • Superaquecimento do seu dispositivo
  • Verificando o gerenciador de tarefas observa-se alto consumo de CPU em processo não reconhecido

Assim, para prevenir é necessário cuidado redobrado. Todos os computadores da empresa precisam ter antivírus, os profissionais da TI devem fornecer senhas apenas para quem precisa de acesso, além disso, o processo de verificação de dois fatores é importante em serviços que serão acessados externamente.

Mantenha os sistemas atualizados, desligue os serviços inativos, tenha sites de bloqueio para proteger sua empresa e seus clientes. Todo cuidado é pouco pois com o constante aumento no preço das criptomoedas, a tendência é que mais hackers entrem na moda do criptojacking. Entre em contato com a EW Info e tire todas as dúvidas.

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes , Tecnologia # , , , , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info