Você já deve ter recebido alguma mensagem pedindo para atualizar seus dados ou até mesmo informando que você ganhou um prêmio. Esse tipo de mensagem se tornou muito comum, mas o que poucos sabem é que isso se trata de um ataque por phishing. Entenda mais!

“Olá pessoal! Aqui quem fala é o Eduardo Wendel, CEO da EW Info. Recentemente recebi uma mensagem solicitando a atualização de meus dados em nome do banco Itaú, correndo o risco de bloqueio da suposta conta. Logo identifiquei que se tratava de um ataque por phishing”.

Captura de tela da mensagem recebida por Eduardo

“Gostaria de alertar a todos sobre os perigos desta ameaça que está cada vez mais presente em nosso cotidiano”.

Entenda o phishing

O termo vem de outra palavra em inglês, fishing, que tem como significado “pescar”.  Esse malware funciona como o esporte, os hackers fazem uma espécie de pescaria, lançam centenas de iscas pela internet. Depois, esperam por alguém que morda a isca, ou seja, alguém que clique naquele link malicioso.

Os ataques podem acontecer de várias formas diferentes, como em páginas falsas da internet, e-mails de bancos e instituições financeiras, mensagens de promoções ou até mesmo disfarçados de mensagens pessoais.

 

Tipos mais comuns de phishing

Devido a sua popularização, o phishing possui uma classificação com dois tipos mais comuns:

  • Blind Phishing: o mais conhecido, é aquele atirado em massa por meio de spams e e-mails esperando que alguém “caia na armadilha”
  • Spear Phishing: é um tipo de ataque mais direcionado e procura atingir alvos específicos através de estudos prévios. Além disso, são mais convincentes do que o normal.

 

Saiba como identificar!

Existem diversas formas de identificar ataques por phishing. A primeira arma contra esse mal custa muito menos do que você imagina e se chama poder de julgamento. É preciso analisar um pouco antes de clicar em qualquer mensagem que você receba. Prêmios de concursos extremamente vantajosos devem ser ignorados, já que uma empresa que realiza sorteios dificilmente entra em contato por e-mail ou sms para anunciar seu ganhador.

Propostas incríveis de negócios também são outra forma de “pescar” usuários desavisados. Caso você receba um “contato do banco” como o Eduardo, tome muito cuidado antes de clicar em qualquer link. Pense com atenção, se seu banco precisar de qualquer atualização, esta será solicitada através de canais específicos do banco, como o caixa eletrônico por exemplo. Todo outro tipo de contato duvidoso é cilada!

 


Quer mais dicas para não cair em ataques como esse? Se inscreva em nossa Newsletter! Nós da EW Info estamos há mais de 15 anos no mercado sempre preparados para atender nossos clientes. Venha falar conosco! Continue acompanhando a nossa página!

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Tecnologia # , , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info

[recaptcha theme:dark]