Novo tipo de Ransomware atinge empresas ao redor do mundo; Hospital do câncer de Barretos suspende atendimento.

Ataque do novo ransomware alerta sobre a importância da cibersegurança nas organizações

ataque cibernético

Nesta terça-feira (27), empresas e bancos de diferentes países, inclusive o Brasil, foram vítimas de um novo ciberataque ransomware – vírus que sequestra arquivos de computadores e pede resgate em dinheiro. O ataque foi similar ao que aconteceu em maio deste ano, em que o ransomware denominado WannaCry afetou cerca de 300 mil computadores em 150 países.

Ransomware: contexto do ataque

De maneira similar ao ataque do ransomware WannaCry, o novo vírus, agora conhecido como Petrwrap alterou a rotina de grandes corporações ao redor do mundo.

No Brasil, esse vírus prejudicou o andamento dos atendimentos em todas as unidades do Hospital do Câncer de Barretos. O atendimento dos 6 mil pacientes que que ocorrem diariamente pelo Hospital não foram totalmente interrompidos. No entanto, os pacientes que tinham consultas ou sessões de radioterapia agendados não puderam dar continuidade ao tratamento.

ataque ransomware

Como funciona o Ransomware

De forma similar ao ransomware WannaCry – causador do pânico gerado em maio deste ano em mais de 100 países, o Petrwrap tem a mesma maneira de atuação.

De acordo com a empresa de segurança Symantec, o ransomware Petrwrap explora a mesma falha de segurança do sistema Windows da WannaCry. A Microsoft diz que investiga o novo ataque. No passado, a empresa liberou uma correção para a falha.

De acordo com analistas de seguranças, o ransomware invade as redes de duas maneiras: por meio da falha de segurança do Windows e também de falhas em redes corporativas.

No caso deste novo ransomware, o ataque foi mais limitado do que o WannaCry. Porém com as crescentes ondas de ataques, os investimentos em cibersegurança têm aumentado. Segundo a empresa de pesquisa Cybersecurity Ventures, o mercado global de cibersegurança chegará a US$ 120 bilhões em 2017. Pois além de um prejuízo financeiro, um ataque ransomware pode afetar a saúde de muitas pessoas, no caso dos hospitais.

Pensando na proteção de nossos clientes, independente do ramo de atuação e tamanho, a EW Info oferece soluções em segurança e diagnóstico das redes de sua empresa. Visando a proteção contra malware, como o Ransomware e invasões ou vazamentos de informações indevidas.

 

Gostou do artigo? Acompanhe nossa página para mais

#antivirus, #ew info, #malware,#ransomware,#segurança na rede, #segurança na web, #segurança nuvem, #segurança ti,#soluções em ti,

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes , Suporte Redes # , , , , , , ,
Compartilhar:
Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info