Até o roteador da sua casa pode estar vulnerável!

Roteador e a falta de segurança

Durante o mês de novembro, a Avast identificou e bloqueou mais de 7 mil tentativas de ataques a roteadores no Brasil. O objetivo dos hackers foi modificar as configurações de DNS (responsável por localizar e traduzir os endereços dos sites para números IP) dos dispositivos, para assim, redirecionar os usuários para páginas falsas. Isso possibilita ataques de phishing, por exemplo, deixando mais fácil o acesso a dados bancários.

De acordo com a Avast, o ataque é conhecido como CSRF, uma sigla em inglês que significa falsificação de solicitações entre sites. E tem início no acesso a sites que contém anúncios maliciosos, redirecionam o usuário para um site que executa o kit de exploração do roteador e é aí que o processo de invasão acontece em segundo plano.

Se der certo, o kit consegue se infiltrar no sistema interno do roteador, realizando o processo de ataque e dando aos hackers o controle sobre o DNS. Podendo redirecionar o usuário para versões falsas dos sites bancários, por exemplo. Todas as informações serão coletadas, login, senha, pagamentos, entre outros dados.

A Avast deu alguns exemplos de sites que ganharam versões falsas como os bancos Bradesco e Santander.

Foto: Divulgação/Avast

Como se proteger?

Este tipo de problema de segurança afeta o roteador e não os serviços. Por isso é muito importante manter não só a senha do Wi-Fi atualizada, como também, as páginas de interface dos dispositivos wireless.

E isso é algo que a EW sempre informa e ajuda os clientes. Afinal, são detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas, um exemplo é continuar com a senha padrão dos fabricantes de roteadores. E este é apenas um dos muitos erros que colocam em risco a segurança doméstica.

Ter uma equipe especializada em cibersegurança é fundamental! Nós desenvolvemos um pacote completo para oferecer segurança doméstica para o seu lar, analisando todas as vulnerabilidades e riscos. Sempre o melhor para a sua proteção!

Gostou do nosso artigo? Fique sempre por dentro dos assuntos relacionados a tecnologia, segurança, redes e sistemas. Assine nossa newsletter e receba as novidades por e-mail!

E claro, continue nos acompanhando por aqui!

Ligue para a EW Info e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Antivirus , Segurança de Redes # , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info