Devido aos avanços da Inteligência Artificial, hoje é possível melhorar o atendimento aos clientes nos principais canais de comunicação digitais através dos chatbots. Conheça mais sobre essa tecnologia!


Os chatbots são excelentes ferramentas para fidelizar clientes e são indispensáveis para qualquer empresa. Eles resolvem problemas simples, respondem perguntas e interagem com os consumidores. Através de sua programação, transferem os contatos para o atendimento humano apenas quando necessário.

Principais aplicações dos chatbots

– Geração de leads

Por meio do chatbot, é possível reter visitantes do site utilizando o diálogo e gerar leads para equipes comerciais. Também há como integrá-lo com ferramentas de força de vendas ou disparar e-mails e SMS marketing.

– E-commerce

Lojas virtuais podem utilizar os chatbots para efetuar contatos com seus usuários, respondendo suas dúvidas e até mesmo realizando vendas.

– Atendimento ao cliente, agendamento e reservas

Uma aplicação comum dos chatbots é o serviço de atendimento ao cliente. Além disso, também é possível utilizá-lo para agendamentos e reservas em concessionárias, restaurantes, consultórios e muitos outros.

– Ensino, aprendizado e entretenimento

Chatbots podem ser usados para introduzir um conteúdo aos alunos, desenvolvendo conversas sobre matérias dos mais diversos cursos. Já para entretenimento, podem apresentar um personagem virtual que cause curiosidade nos internautas. Alguns aplicativos desse tipo já ficaram famosos por suas respostas inusitadas ou por serem capaz de adivinhar nomes de celebridades.

– Pesquisas de satisfação

Uma maneira de transformar extensas pesquisas de opinião e satisfação em conversas amigáveis é com chatbots, eles evitam a dispersão e o tédio.

– Marketing e Vendas

Realizar campanhas de marketing e ações com foco em vendas também são aplicações dos chatbots. Eles podem apresentar um diálogo que facilite o envolvimento do cliente com o produto ou serviço.

– Qualificação de bases de dados e CRM

Chatbots podem servir como uma interface para acessar informações disponíveis em bases de dados. Dessa forma é possível qualificar informações e dados dos usuários através das conversas.

 

E quais as principais vantagens?

Adotar chatbots em sua empresa pode trazer diversas vantagens, como por exemplo:

– Redução de custos

– Aumento no engajamento

– Interação com o público 24h

– Evita transtornos e falhas humanas

– Qualidade no atendimento

– Personalização de acordo com o público-alvo

 

Saiba como implantar um chatbot

Quer tornar a ideia do chatbot realidade em sua empresa? Como qualquer outro projeto, essa implementação necessita de uma estrutura e pode ser simples ou complexa. Existem 3 vetores principais que são diretamente relacionados: tempo, custo e escopo. Ambos devem ser geridos por uma equipe.

Veja agora 5 pontos de atenção em um projeto para implantar um chatbot:

  1. Escopo:principalmente em projetos complexos. É necessário “pensar no todo, agir por partes”.
  2. Foco no usuário:atente-se a solucionar as necessidades dos seus clientes ofertando a melhor experiência.
  3. Time nas empresas: é importante definir quem irá ser o responsável pelo projeto e o resto da equipe.
  4. Especialistas:um time de especialistas pode auxiliar o projeto através de consultoria, estabelecendo metas e realizando integrações técnicas.
  5. A Plataforma de chatbot:esse é o ponto fundamental, já que o chatbot é feito com base em uma plataforma de software. Essa plataforma precisa ser eficiente, ágil, possuir um plano de melhoria contínua e alta disponibilidade.

 


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