Há inúmeras maneiras de invadir a privacidade de usuários e aplicar golpes hoje em dia, veja se seu WhatsApp foi clonado e como proteger suas informações


Entenda o caso

Em 2018, mais de 5 mil pessoas foram vítimas de ataques no WhatsApp.

O aplicativo de mensagens é, atualmente, o meio de comunicação mais usado pelos brasileiros. Muitas vezes, sendo alternativa para ligações, por ter recursos como áudio e até chamada por câmera. É o canal mais pessoal para envio de mensagens hoje.

Assim, ele se torna alvo fácil para criminosos que, ao clonarem o número de alguns usuários, mandam mensagens para amigos e familiares das vítimas pedindo dinheiro, tendo poucas chances de recusa já que, quem vai imaginar que alguém terá acesso a um aplicativo tão pessoal do celular?

Como descobrir se seu WhatsApp foi clonado

É muito difícil usar o mesmo número do WhatsApp simultaneamente, por isso, de certa forma é fácil perceber se seu número foi clonado. Se alguém conseguiu acesso ao seu número e clonou sua conta, instantaneamente uma mensagem aparecerá em seu aparelho informando que o seu número está sendo usado em outro lugar.

Essa mensagem pede a verificação do aparelho. Ao clicar em ‘Confirmar’ e verificar seu número, sua conta será ativada novamente em seu celular.

Outra forma de perceber a clonagem é ficar atento a qualquer movimentação estranha nas mensagens, como: áudios que você não ouviu que constam como visualizados, alguma mensagem que você não enviou, enfim, comandos não executados por você. Embora esses acontecimentos possam ser bugs pontuais no aplicativo, a frequência desses episódios não é normal.

O que pode acontecer também, é que o WhatsApp Web esteja sendo usado em outro computador, então vale “sair de todos os computadores” para ver se o problema é resolvido.

Como se proteger

Para evitar que seu WhatsApp seja clonado, você pode fazer a verificação em duas etapas seguindo os passos abaixo:

Configurações > Conta > Verificações em duas etapas > Ativar

Depois, é só definir uma senha de 6 dígitos que você se lembre para confirmar o login.

Endereço de e-mail para recuperação do acesso > Salvar > Concluído

Além disso, se você achar que suas mensagens estão em risco, é recomendado apagar todo o histórico de mensagens. E para evitar que qualquer pessoa possa ter acesso a partir de um computador, desconecte desse dispositivo.

Se mesmo assim você ainda não estiver confiante, apague o aplicativo e instale novamente, assim ele pedirá o código de verificação.

Gosta de nossos conteúdos? A EW Info oferece o melhor serviço de cibersegurança! Para qualquer problema, entre em contato com a gente!

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes , Tecnologia # , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info