É preciso ficar atento com fraudes de boletos, pois o prejuízo pode ser grande.

 

Golpe à vista!

Se você nunca ouviu falar sobre o assunto, é melhor ficar atento! Afinal, o golpe é mais comum do que pensamos e como começo de ano muitas pessoas acumulam boletos para pagar, o cuidado deve ser redobrado.

É muito importante ficar atento antes de pagar um documento. Um malware pode estar instalado no computador do usuário, infectando-o. Dessa forma, quando um boleto é gerado na internet, o código de barras pode ser alterado para que o pagamento seja direcionado para o hacker. Por isso, ter um bom antivírus é fundamental! E a EW pode te ajudar a escolher um software de segurança ideal.

Mas, para que você fique ainda mais protegido contra esse tipo de golpe, confira algumas dicas!

1.Cheque os dados

Esse é um dos primeiros passos que você deve fazer antes de pagar um boleto. Cheque os dados, veja se os dígitos finais representam o valor do documento. Veja seus dados pessoais e busque por erros de português e formatação. Verifique também se os primeiros dígitos do código de pagamento condizem com o código do banco emissor.

2.Confira a origem do vendedor

Olhar a origem do vendedor também é importante. Caso emita um boleto de uma loja, por exemplo, pesquise sobre a reputação da empresa e até se o CNPJ é real. Aliás, existe um aplicativo da Receita para Android e iOS que te ajuda nisso, veja aqui.

3.Leitura automática

Prefira pagar seu boleto usando o leitor do código de barras da câmera do celular ou no caixa eletrônico. Quando é adulterado, o código de barras não é compatível e portando, ilegível.

4.Baixe o boleto no site do banco ou empresa

Opte por baixar o boleto sempre no site do banco ou empresa que está fazendo a cobrança. Quando receber por e-mail, se atente e duvide se o mesmo traz alguma mensagem como “urgente”.

 5.Verifique se o site é seguro

Ao acessar a página da empresa para baixar o boleto, certifique-se que o endereço começa por HTTPS. Páginas seguras tem o selo SSL, garantindo maior confiabilidade. Uma dica também é evitar se conectar em redes públicas, que facilitam ataque de hackers.

 

Todo cuidado é pouco. Então, depois dessas dicas, fique atento e proteja-se! Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter e, claro, se você gosta dos nossos artigos continue nos acompanhando.

Ligue para a EW Info e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Antivirus , Segurança de Redes # , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info