Vivemos em tempos onde cada vez mais utilizamos sistemas de informação e ferramentas online para armazenamento de dados. Devido a isso, a preocupação com a proteção e manutenção da confidencialidade dessas informações são fundamentais.

Utilizar ferramentas de maneira inadequada, sem conhecer as regras de segurança e acessando itens maliciosos de forma despercebida são alguns dos erros mais comuns quando falamos em proteção de sistemas, tanto domésticos quanto corporativos. Mas quando tratamos de ambientes corporativos a preocupação é ainda maior. Ele abrange informações não só da instituição em si, mas também de sua gama de clientes, funcionários e fornecedores. Além disso, uma grande quantidade de pessoas precisa acessar os dados privativos e assim os pontos vulneráveis se tornam mais frequentes e difíceis de identificar.

 

Tenha um plano de segurança da informação

“Entender cada ambiente levando em consideração o fator humano e somente depois disso fazer um plano de segurança é o caminho mais apropriado para seguir nessa questão” aponta Dario Caraponale, sócio da área de segurança da informação.

É necessário pensar em seus usuários para não colocar em risco toda sua organização.  “Um simples e-mail malicioso que contenha links (fishing) pode instalar no computador do usuário um malware, pode colocar em check todo um investimento em segurança da informação”, conta Caraponale.

Para conseguir estruturar um bom plano de segurança é ideal considerar as três necessidades básicas de um sistema: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Todos os dados precisam estar restritos somente a quem deve ter acesso. Além disso, devem ser confidenciais, protegidos de ameaças externas e internas, mantendo-se não corrompidos e sempre disponíveis.

 

Fator humano

Já se considerarmos o fator humano como problemática, é preciso proteger cada uma das etapas. A confidencialidadepode ser tratada através de uma análise da função de cada colaborador para estabelecer quais dados cada um deve acessar. Enquanto a integridade se refere à proteção de cada arquivo. É ela quem garante que um dado não será alterado sem a autorização correta. Impedindo assim uma possível fraude. Já a disponibilidadeé ter a informação disponível sempre que necessitar. Isso acontece por ela possuir uma ambiguidade intrínseca, alinhada ao fato de que necessita estar acessível, mas também não deve cair em erros particulares de cada máquina.

 

Proteção máxima de seus dados com a EW Info!

Oferecemos à sua empresa as melhores soluções em firewall, backup e proteção de dados para segurança da informação. Como diferencial, somos a única empresa que ao fechar contrato já disponibiliza gratuitamente o serviço de backup. Garantindo assim a integridade de sua rede e também de suas informações contra ataques internos e externos.

 


Precisando de ajuda?Venha falar conosco! Nós da EW Info estamos há mais de 15 anos no mercado, sempre preparados para atender nossos clientes. Continue acompanhando a nossa página!

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Tecnologia # , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info