A incidência de crime virtual tem crescido muito atualmente com a ascensão da internet. Veja o que fazer para denunciar esse tipo de crime.


O que é um crime virtual?

Para denunciar um crime virtual você precisa saber identificar quando está sendo vítima de um. Então, crime virtual nada mais é do que crimes praticados na internet ou em computadores. O criminoso visa atacar a vítima, o computador, a empresa ou uma rede inteira de computadores.

Esses crimes podem ser punidos a partir da denúncia e a punição para os criminosos é detenção ou o pagamento de multa.

Dessa forma, alguns exemplos de crimes virtuais são: roubo de informações, vazamento de dados, crimes como calúnia, difamação, desvio de dinheiro de contas, falsidade ideológica, entre outros.

Como denunciar?

A primeira medida a ser tomada é a coleta de informações. Deve-se reunir todos os dados possíveis a respeito do crime. Assim, a vítima deve salvar o máximo de provas do crime para facilitar a investigação, como prints, salvar e-mails, conversas em redes, dados do criminoso, e qualquer arquivo que comprove o crime. Além disso, é necessário guardar essas informações em um lugar seguro para evitar uma nova perda de dados.

Em seguida, a vítima deve se dirigir a um cartório e registrar esses arquivos em uma ata notarial. Essa ata é uma ferramenta pública que comprova a veracidade dos documentos. Assim, esses arquivos poderão auxiliar a vítima numa futura ação judicial.

A última etapa é o boletim de ocorrência, que deve ser feito em uma delegacia de polícia. Algumas cidades possuem delegacias especializadas em crimes cibernéticos, mas nada impede que o registro seja feito em qualquer delegacia do país.

Esse boletim é essencial no processo de denuncia, pois permite que seja instaurado um inquérito de apuração do crime.

Assim, após concluída essas três etapas cabe à vítima aguardar a investigação. Embora alguns crimes não possam ser solucionados, a denúncia é a melhor forma de evitar que continuem ocorrendo.

Além da denúncia oficial, você pode fazer uma denúncia online pela Central Nacional de  Denúncias de Crimes Cibernéticos.

Agora que você já sabe como identificar e denunciar um crime cibernético fique atento! A EW Info está há mais de 15 anos atuando no mercado e oferece as melhores soluções para manter você e sua empresa seguros!

Quer saber mais? Continue acompanhando nossa página! 

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes # , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info