Muitas vezes quando entramos na internet visualizamos anúncios em algumas regiões da página. Para evitar esse tipo de situação, aproximadamente 20 milhões de internautas baixaram bloqueadores de anúncios que estavam listados na Chrome Web Store (loja online do Google de aplicativos da web). No entanto essa atitude não teve um bom resultado. Saiba mais em nosso artigo!

De acordo com o portal G1 de notícias, as duas extensões com mais downloads eram a AdRemover for Google Chrome, instalada 10 milhões de vezes, e a uBlock Plus, que teve 8 milhões de downloads. “AdBlock Pro”, “HD for YouTube” e “Webtutation” somavam outros 2,5 milhões de downloads. Quem ainda possui as extensões está aconselhado a desinstalá-las.

 

Como essas extensões funcionavam?

Essas extensões funcionavam da seguinte forma: basicamente elas verificavam se o website visitado pelo usuário pertencia a uma lista pré-configurada pela extensão. Caso a resposta fosse positiva, as informações recolhidas sobre a navegação eram enviadas ao servidor dos cibercriminosos. Segundo informações do portal de tecnologia do G1, um dos sites monitorados era o próprio Google.com.

Esse processo foi elaborado de forma que o Google não detectou rapidamente o intuito malicioso do código (elemento utilizado que dificultava a análise do comportamento da extensão).

A loja do Google que tem a função de verificar as extensões do Chrome, mas está tendo alguns obstáculos para barrar esses contratempos. De acordo com o analista de vírus Pieter Arntz da Malwarebytes, o Google demorou 19 dias para remover da Web Store as extensões fraudulentas. Que tinham mais de 500 mil downloads que ele havia denunciado.

Esse fato que ocorreu com a Web Store é bem diferente da Play Store, que os aplicativos Android utilizam para baixarem seus aplicativos. Nessa ferramenta poucos aplicativos duvidosos conseguem muitos downloads.

Esse fato mostra como os golpistas estão cada vez mais utilizando diferentes estratégias para pegarem seus dados e conseguirem tirar proveito disso. Antigamente os ladrões estavam nas ruas, hoje estão em todos os lugares.

 

Nós da EW Info somos uma empresa preparada para proteger nossos clientes no mundo digital! Fale conosco e descubra como podemos atender a sua necessidade!

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes # , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info

[recaptcha theme:dark]