A importância da tecnologia na gestão hospitalar

Que a revolução tecnológica tem sido grande aliada em todos os tipos de organização, isso todo mundo sabe. Na área da saúde não tem sido diferente. Na gestão hospitalar a tecnologia tem contribuído para o bom andamento dos atendimentos hospitalares e segurança dos dados. No artigo dessa semana vamos discutir sobre a importância de se investir em tecnologia quando o assunto é informação sobre a saúde dos pacientes.

 

 Em tempos de grande desenvolvimento tecnológico, cada vez mais empresas têm visto a importância de investir em tecnologia. Na área hospitalar, o assunto fica mais grave. Afinal estamos lidando com informações sigilosas, como: os procedimentos médicos e administrativos ou a adesão ao tratamento dos pacientes, diagnósticos, agendamento online e etc. Sendo a tecnologia nesse caso, essencial para gerenciar todas essas informações.

Mediante esse cenário, investir em tecnologia é cada vez mais uma necessidade.

Com um bom aparato tecnológico tem-se:

Controle dos processos –

Com um bom sistema de gestão hospitalar, é possível ter uma visão global de todos os processos internos da instituição, otimizando assim os procedimentos administrativos. O fluxo de informações torna-se mais rápido, os serviços médicos passam a ser integrados, facilitando assim o controle das informações sobre a quantidade de atendimentos realizados, informações sobre as doenças prevalentes e de medicamentos de maior demanda, por exemplo.

Segurança no acesso a informação –

Ao se ter um sistema informatizado em um único banco de dados, é possível ter maior confiabilidade dos dados dos pacientes. Esse banco de dados envolve desde o cadastro de informações pessoais até a disponibilidade de exames realizados. Tanto antigos quanto atuais, bem como informações de internações e procedimentos realizados anteriormente.

gestão hospitalar

Vale ressaltar que para conseguir esses dados pode ser realizada mediante qualquer dispositivo conectado à internet do servidor local, que permite o acesso de informações por meio de um login e uma senha para a abertura dos programas. Assim, apenas pessoas autorizadas podem visualizar os dados dos pacientes.

 

Redução dos erros médicos –

Quando se tem um sistema hospitalar informatizado, o atendimento do paciente torna-se mais seguro. Os gestores que implementam sistemas inteligentes em seus hospitais facilitam o cotidiano dos profissionais e pacientes. Um exemplo disso são as etiquetas de identificação dos pacientes que contém dados importantes, como alertas para administração de medicamento em alérgicos, dosagem dos fármacos, restrições e etc. com esse advento tecnológico, a porcentagem de erros reduz significativamente!

 

Satisfação dos pacientes –

Hospitais e clínicas que utilizam a tecnologia da informação (TI) são reconhecidas pela agilidade dos processos, pela economia dos recursos e por evitar danos aos pacientes. A informatização, ao reduzir tempo, contribui para a agilidade do atendimento médico e, assim, proporciona uma diminuição no tempo na sala de espera. Contribuindo assim para a satisfação dos pacientes.

Se interessou pelos benefícios? Para se obter essas vantagens, é essencial ter uma empresa responsável pela gestão da tecnologia da informação. Empresa idônea que faça um levantamento das necessidades específicas da sua clínica ou hospital, monitore os sistemas e esteja sempre a disposição para solucionar problemas.

Afinal, como vimos, a tecnologia tem extrema importância na gestão hospitalar, contribuindo para o bom andamento da gestão hospitalar. Nós da EW Info, temos uma equipe especializada para elaborar projeto ideal para o seu hospital ou clinica.   

Se interessou? Entre em contato!

A Ew Info, oferece soluções em segurança e diagnóstico das redes de sua empresa. Estamos preparados para atender às suas necessidades! Entre em contato

 

Serviços em TI # , , , , , ,
Compartilhar:
Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info