nRansom: o novo vírus que exige “nudes” para liberar as informações sigilosas

Veja como esse vírus age e como ele pode prejudicar a sua empresa!

nRansom: o novo vírus que exige “nudes” para recuperar informações

A cada dia que passa os hackers estão arrumando alguma forma diferente de sequestrar seus arquivos e só liberarem o acesso mediante um resgaste. Mediante esse cenário, investir em segurança da informação tem sido cada vez mais necessário.

Imagine que você está em seu computador (que contém todas as informações sigilosas de sua empresa) e de repente você é surpreendido por uma mensagem avisando que seu computador foi invadido. E que para conseguir as suas informações de volta é preciso enviar algumas selfies sem roupas (nudes). Você ficaria desesperado e sem saber o que fazer, não é mesmo? Pois é dessa forma que o nRansom age.

Mas afinal o que é nRansom?

nRansom é o mais novo programa malicioso do tipo ransomware. Que como já discutimos em nossos artigos, é uma forma dos hackers “sequestrarem” arquivos e só liberarem o acesso mediante um resgate.

Saiba mais em nosso artigo: Como um vírus se espalha em um computador

No entanto, diferente dos outros ataques que já falamos em nossa página, a moeda de troca do nRansom é outra: selfies em que o usuário aparece sem roupas – mais conhecidas como “nudes”.

De acordo com a empresa de segurança eletrônica Malware Hunter Team, o nRansom já infectou computadores ao redor do mundo. Uma vez que penetra um computador, o programa mostra a seguinte mensagem, que tem como plano de fundo imagens adulteradas do desenho Thomas e Seus Amigos:

Seu computador foi bloqueado e só pode ser desbloqueado com um código especial”.

Com Ransomware, os hackers oferecem um endereço de e-mail para o usuário entrar em contato. Nesse e-mail existe o valor para o envio do código, que no caso é um lote de 10 “nudes” do usuário.

É importante ressaltar que os hackers informam que após verificarem se as imagens realmente são do usuário, estas serão “vendidas na deep web”.

Segundo John Snow, especialista da empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab, este ransomware é diferente porque ao invés de cifrar arquivos, ele bloqueia o acesso ao computador. Atualmente, o ransomware afeta apenas usuários de Windows.

O que fazer caso você seja infectado?

“Recomendamos, como sempre, que as pessoas não paguem resgate algum caso o computador seja infectado, especialmente com fotos íntimas.” (John Snow)

 Até mesmo, porque não se tem nenhuma garantia de que os hackers cumprirão sua parte do trato. O importante é a prevenção. Principalmente com a instalação no computador de um antivírus que detecte o ransomware em questão – no caso, o arquivo “nransom.exe”.

Para os consultores de tecnologia da EW Info o importante é não entrar em endereços desconhecidos. Ter sempre cópias de seguranças de arquivos importantes em sites de backup e investir em uma boa assessoria de tecnologia. Caso você seja dono de qualquer tipo de empresa.

Nós da EW Info, temos uma equipe especializada que poderá te ajudar a se prevenir contra esse tipo de problema.

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes , Suporte Redes # , , , , ,
Compartilhar:
Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info