Como se proteger do Ransomware

O Ransomware é um tipo de malware que sequestra os arquivos presentes no computador da vítima, cobrando um valor relativamente alto para liberá-los.

antivirus ransomware

No dia dois de Março deste ano o Jornal do Comércio veiculou uma notícia informando que mais da metade das empresas brasileiras foram vítimas de ataques de sequestro de dados em 2016. No ano passado, ao redor do mundo, foram 30 bilhões de dólares de prejuízo já.

Mas o que é o Ransomware?

Ransomware é um tipo de malware que sequestra os arquivos presentes no computador da vítima. Normalmente as vítimas são grandes empresas e companhias. O vírus então cobra um valor relativamente alto para liberar esses dados. Esse tipo de malware age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

Uma vez que algum arquivo do sistema é infectado, o malware codificará os dados do usuário, em segundo plano sem que ninguém perceba. Assim, quando tudo estiver pronto, emitirá um pop-up avisando que o PC está bloqueado e que o usuário não poderá mais usá-lo, a menos que pague o valor exigido para obter a chave que dá acesso novamente aos seus dados. Muitas vezes o resgate pago é em vão.

O número liberado pelos sequestradores é falso e não dá acesso aos arquivos. Além de perder dinheiro, o usuário perde também seu computador, ou smartphone e as informações ali armazenadas.

Como identificar o Ransomware?

A difícil identificação de um Ransomware é o que o torna tão perigoso. A praga pode infectar o seu PC de diversas maneiras. Seja por meio de sites maliciosos, links suspeitos por e-mail, instalação de apps vulneráveis ou links enviados por redes sociais.

Pequenas e médias empresas tipicamente têm recursos limitados para criar uma equipe de segurança dedicada. Ou até mesmo contratar um único engenheiro de segurança dedicado. Isso os deixa expostos a uma série de ameaças sem apoio adequado como um alvo atraente para os cybercriminosos.

De acordo com um recente relatório da Ponemon, mais de metade das pequenas empresas foram violadas nos últimos 12 meses.

Quando se trata de Ransomware em particular, a maioria das PMEs não percebem que quando são atingidos. O impacto se estende muito além de uma perda financeira de uma só vez. O incidente perturbador pode trazer o negócio a um impasse, prejudicar a reputação de uma empresa e levá-los a perder clientes.

Semelhante à maioria dos malwares, o Ransomware se aproveita do erro do usuário como ponto de entrada, com o ataque muitas vezes entrando por e-mail. Entretanto, há várias medidas que podem ser adotadas para evitar que seu sistema seja infectado. Saiba mais abaixo.

 

Como evitar o Ransomware:

 

–  Não abrir mensagens de remetentes desconhecidos;

–  Certificar-se da segurança de um site antes de navegar são medidas importantíssimas para evitar o golpe;

–  Fazer um backup de seus arquivos periodicamente;

–  Monitore sua rede. É possível detectar quando o Ransomware despacha se você está monitorando diligentemente sua rede;

–  Treine regularmente todos os seus usuários. O erro do usuário é a chave para o sucesso do Ransomware, portanto, educar os usuários sobre os fundamentos de segurança, é fundamental;

–  E principalmente manter o antivírus atualizado é essencial para barrar esses sequestradores.

 

#segurança #ransomware  #vírus #malware  #antivirus #gestão de segurança  #segurança da informação #segurança na nuvem  #tecnologia  #TI  #tendencia TI  #tecnologia da informação

A EW Info oferece soluções em segurança e diagnóstico das redes de sua empresa ou projeto visando a proteção contra malware, como o Ransomware, invasões ou vazamento de informações indevidas. Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria de segurança sem compromisso – 21-3203-0368.

Conheça nossos serviços em: Segurança da Informação e Antivirus 

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes , Sem categoria , Serviços em TI , Tecnologia # , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhar:
Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info