Você já teve a sensação de que seu computador, comprado nos últimos anos,demora para executar tarefas da mesma forma ou até mais que um PC antigo? Se sua resposta é sim, você não está sozinho. Dan Luu, ex-engenheiro da Google e da Microsoft, tinha essa impressão. Para ele os atuais computadores – os desenvolvidos e comprados em 2017 – aparentam ser mais “lentos” do que os elaborados nos anos 1980.

Obviamente, por ser um engenheiro de software, Dan Luu tem o conhecimento de que as máquinas de hoje possuem mais tecnologia do que as de antigamente. No entanto, o questionamento do profissional é em relação ao tempo de resposta dos novos aparelhos aos comandos dos usuários –a famosa latência.

 

Latência- fator que assegura qualidade na velocidade da internet, uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro, o sinônimo de latência na rede é ‘atraso’. Exemplos de latência: o tempo de resposta ao acessar um site; quanto tempo um e-mail leva para chegar ao seu destino, entre outros. O intervalo deste tipo de ação é chamado de latência (Fonte: Minha Conexão).

 

Para sanar a sua dúvida, Dan Luu resolveu fazer um teste – verificar uma série de computadores lançados desde os anos 1980 até o ano de 2017. O engenheiro mediu o tempo que leva para cada um desses aparelhos responder a um aperto no teclado para descobrir se os dispositivos de hoje são de fato menos responsivos que os de antigamente.

 

Quais foram os resultados?

Os resultados foram surpreendentes! De fato, um Apple lle, lançado originalmente pela queridinha empresa “Maça” em 1983, acabou ficando com o primeiro lugar no quesito ’menor latência’ entre todos os aparelhos testados.

 

Como? Devo então comprar um computador antigo?

Calma, claro que não! Os computadores atuais têm mais tecnologia e recursos que os de antigamente. Mas, por eles possuírem sistemas operacionais mais modernos, versáteis e pesados, eles acabam tendo uma quantidade maior de ‘processos’ no momento de registrar um aperto de teclado no Windows 10, diferente do sistema do Apple lle, por exemplo.

Então, deve-se levar em consideração que os PCs de antigamente tinham sistemas mais simples, por esse motivo o Aplle lle, que tem um processador rodando a apenas 1 MHz, conseguiu responder ao teste do aperto de tecla em apenas 30 milissegundos. Diferente do desktop PowerSpec G405 com Intel Core i7-7700K de 4.20GHz, que levou 200ms.

E o teste não parou por aí! O engenheiro testou ainda alguns modelos com monitores de taxas de atualização diferentes (24 Hz, 60 Hz, 120 Hz…). Foi descoberto que um computador mais antigo poderia ter uma latência de apenas 90 ms com um monitor de 60 Hz e que um PC com um processador Intel Haswell-e de 2014 poderia ter vários resultados, saindo de 140 ms em um monitor de 24 Hz para 50 ms em uma tela de 165 Hz.

Outro dado revelado é que alguns sistemas operacionais têm maior desempenho no quesito latência. As máquinas mais simples obtiveram uma maior vantagem em plataformas iOS, Chrome OS. Já nas mais complexas como o Windows 10 e o macOS High Sierra ficaram nas últimas colocações.

 

Como os testes foram realizados?

Para realizar os testes, foram utilizadas duas câmeras. Uma que apontava para o teclado enquanto o engenheiro apertava uma tecla e a outra que apontava para o display da máquina em teste. Uma delas era capaz de fazer 240 quadros por segundo, enquanto a outra chegava a 1.000 quadros por segundo.

Vale ressaltar que não podemos levar os resultados como algo inquestionável. Uma porque Luu não é especialista em hardware antigo – logo, não colocou todos os computadores nas mesmas condições de testes. E outra porque as câmeras que ele usou para medir o tempo poderiam ser mais capazes na questão dos quadros por segundo, caso ele tivesse um laboratório mais completo à disposição.

O teste foi realizado no improviso, mas mostrou que apesar de serem mais tecnológicas e avançadas as máquinas atuais respondem de maneira mais lenta a alguns de nossos comandos. Por essa razão algumas empresas estão estudando para amenizar esse problema.

 

Gostou do nosso artigo? Estamos sempre antenados no mundo da tecnologia em busca de compreender e entender as necessidades dos nossos clientes para atendê-los da melhor maneira possível! Entre em contato!

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Tecnologia # , , , ,
Compartilhar:
Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info