Phishing: a ameaça constante do mundo digital

Acredito que todo mundo já recebeu uma mensagem com uma superpromoção, que para adquiri-la bastava colocar os dados bancários e em minutos ter a compra efetuada, mas no final acabava percebendo que foi alvo de um ciberataque?

Esse tipo de situação tem sido cada vez mais constante. De acordo com os grandes institutos de pesquisas, até mesmo grandes corporações vêm sofrendo com esses ataques.

 

O QUE É PHISHING?

Conhecida por ser uma técnica de fraude online, usada por criminosos no mundo da informática para o roubo de senhas em bancos e informações pessoais para utilizar de maneira prejudicial. O termo Phishing (pronuncia-se “fichin”) surgiu da palavra em inglês “fishing”. Que significa “pescando”.

Isto é, os criminosos utilizam esta técnica para “pescar” os dados das vítimas que “mordem o anzol” lançado pelo Phisher (“pescador”), nome que é dado a quem executa um Phishing.

 

COMO FUNCIONA O GOLPE?

O Phishing pode acontecer por meio de websistes, e-mails e redes sociais falsificadas. Geralmente, esses meios de comunicação imitam a imagem de uma empresa famosa e confiável para poder chamar a atenção das vítimas.

O conteúdo que contém Phishing vem com promoções atrativas. Quando o internauta desatento e desinformado, cai na armadilha, ele é redirecionado para uma página na web semelhante ao da empresa ou do banco original. Devendo informar os dados bancários e pessoais.

No momento em que a vítima pensa estar confirmando as suas informações junto ao banco, na verdade ela está enviando todos os dados para um criminoso e automaticamente caindo na armadilha.

phishing

OS ATAQUES PHISHING NO BRASIL

No começo, os ataques de Phishing tinham falhas e indícios que indicavam sobre as reais intenções fraudulentas do invasor como: erros de ortografia, traduções literais e má formulação de conteúdo.

Contudo, o Phishing está em constante evolução. De forma que muitas empresas estão se tornando vítimas desse tipo de golpe.

De acordo com a Ironscales (AutomatedPhishing Response), as organizações mais utilizadas para esse tipo de ataque são: áreas de serviços financeiros, seguros, saúde e energia, dentre outros.

 

Ainda segundo esse instituto, pode-se destacar que:

  • 47% dos ataques de Phishing por e-mail duram menos de 24 horas, e 65% dos ataques de Phishing por email duraram menos de 30 dias;
  • Dos ataques de Phishing de e-mail que duraram mais de 30 dias, 35% duraram 12 meses ou mais;
  • Para cada 5 ataques identificados por filtros de spam, cerca de 20 ataques passaram pela segurança e não foram detectados;
  • O setor financeiro foi o setor que sofreu a maior redução no número de ataques, enquanto a DHL, a Google e a Amazon foram as empresas mais falsificadas.

 

De acordo com a Kaspersky Lab, no segundo trimestre de 2017, o relatório “Spam e Phishing” mostrou que o Brasil, com 18,09%, foi o país com maior percentual de usuários afetados por ataques de Phishing, por meio de e-mails maliciosos.

Ainda de acordo com a companhia, os cibercriminosos virtuais envolvidos na distribuição de spam tentam explorar o receio causado pela epidemia do Ransomware WannaCry utilizando e-mails de spam e Phishing.

Mas, apesar desses ataques serem crescentes e cada vez mais “especializados”, existem empresas especializadas que protegem a sua organização para que esse tipo de situação não aconteça. Com as inúmeras opções de antivírus, essas empresas especializadas em tecnologia protegem a sua empresa de acordo com a realidade de cada uma.

 

E você? Já pensou se você cair na armadilha do Phishing? Já imaginou os grandes prejuízos que isso poderia te acarretar? Não deixe o problema acontecer! Previna-se! A Ew Info, oferece soluções em segurança e diagnóstico das redes de sua empresa. Estamos preparados para atender às suas necessidades! Entre em contato

 

Segurança de Redes # , , , ,
Compartilhar:
Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info