O número de ocorrências de ataques ransomware teve um aumento de 72% neste primeiro semestre

 

Nova onda de ataques

Nesses últimos meses, provavelmente você tem usado ainda mais a internet, não é mesmo? Por conta da pandemia, muitas pessoas adotaram o trabalho home office e estão mais presentes no mundo online. Diante desse cenário, os hackers estão aproveitando para criar uma nova onda de ataques ransomware que podem atingir números inéditos de casos neste ano.

Os cibercriminosos atuam por meio de softwares nocivos, que são capazes de criptografar arquivos de um sistema infectado.  Para o resgate, solicitam uma quantia, geralmente em bitcoins.

Segundo o levantamento da Skybox Security, os casos de ransomware tiveram um salto de 72% nos primeiros seis meses de 2020 e devem chegar a 20 mil casos até o fim do ano. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Kaspersky, só no Brasil, o mês de março apontou crescimento 3,5 vezes maior que o mês de janeiro.

 

Tipos de ransomware

Você sabia que há dois tipos de ransomware? O de criptografia e o de bloqueio. O primeiro é capaz de criptografar arquivos valiosos em um computador, impedindo o acesso do usuário acesse.

Já o ransomware de bloqueio não criptografa os arquivos, ele bloqueia o acesso da vítima ao dispositivo, impedindo seu uso.

 

De olho na segurança

A segurança digital sempre foi muito importante, ainda mais nesse momento. É essencial que todos e, principalmente, as empresas e funcionários trabalhem em conjunto para assegurar os dados privados. Se o seu negócio ou o lugar que você trabalha ainda não possui uma estrutura adequada e segura, entre em contato para podermos ajudar!

As medidas de segurança básicas, são:

-Garantir que o acesso seja realizado por meio de VPNs, firewalls e outros meios de segurança;

-Atualizar o backup de dados;

-Manter atualizado o software de segurança;

-Usar filtragens e verificações de conteúdos de e-mail;

-Não clicar em nada suspeito.

 

Com segurança digital não se brinca! Por isso, fica atento aos links estranhos, sites não confiáveis e mantenha sempre o seu computador e celular atualizados.

 

Ah, continue acompanhando os nossos artigos e se inscreva na newsletter. Tem sempre novidade por aqui!

Ligue para a EW Info e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes , Tecnologia # , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info