Devido uma falha grave de segurança, nossas redes domésticas podem ser vulneráveis aos ataques de hackers. Especialistas em segurança do computador estão em alerta depois que surgiram os algoritmos de criptografia projetados para proteger a privacidade das pessoas.

 

Mas o que isso significa?

 

Isso significa que cibercriminosos perto da faixa física de qualquer roteador sem fio WPA2 protegido – o que inclui quase todos os usuários domésticos – podem espiar todas as suas atividades na rede. Podendo também facilitar o acesso aos dados de dispositivos inteligentes. Incluindo monitores para bebês e câmeras de segurança conectadas à internet.

As notícias da vulnerabilidade, conhecidas como Krack, ou Key Reinstallation Attacks, surgiram esta semana depois que especialistas da Katholieke Universiteit (KU) Leuven, na Bélgica, anunciaram que estariam divulgando suas descobertas ao público.

A Krack usa uma falha no protocolo Wi-fi Protected Access II (WPA2), desenvolvido há 13 anos, o que o torna inútil.

 

Dependendo da configuração da rede, também é possível que os hackers manipulem e insiram dados. Por exemplo, um invasor pode inserir um Ransomware ou outro malware em sites. E como já comentamos em nossa página, ser afetado por esse tipo de vírus não é nada legal e causa grandes prejuízos.

Como acontece?

Nossas redes domésticas podem ser vulneráveis a ataques de hackers, graças a uma falha de segurança extremamente grave. Especialistas em segurança do computador estão em alerta elevado, surgiram algoritmos de criptografia WPA2 projetados para proteger nossa privacidade que foram rachados.

 

Saiba mais sobre o preço dos ataques cibernéticos no nosso artigo:

https://ewinfo.com.br/ataques-ciberneticos/

Em uma declaração escrita, os pesquisadores afirmaram:

 

“Descobrimos graves pontos fracos no WPA2, um protocolo que assegura todas as redes WiFi protegidas modernas.”

 “Um invasor ao alcance de uma vítima pode explorar esses pontos fracos usando ataques de reinstalação de chaves.”

“Os atacantes podem usar esta nova técnica de ataque para ler informações que anteriormente se supunha serem criptografadas com segurança”.

“Isso pode ser usado para roubar informações confidenciais. Como números de cartão de crédito, senhas, mensagens de bate-papo, e-mails, fotos e assim por diante”.

 

Os criminosos cibernéticos dentro da faixa física de qualquer roteador sem fio WPA2 protegido podem espiar todos os nossos movimentos online. Também poderia proporcionar-lhes acesso fácil aos dados de nossos dispositivos inteligentes, incluindo monitores de bebê e câmeras de segurança conectadas à Internet.

 

Acredita-se que Krack atinja um processo chamado handshake, uma negociação automatizada que acontece entre dispositivos em uma rede. Handshaking estabelece regras para a comunicação entre um dispositivo “estrangeiro” e o roteador, seja uma impressora, servidor ou smartphone.

Ao concordar com as regras estabelecidas durante o aperto de mão, o dispositivo estrangeiro é capaz de estabelecer uma conexão com a rede doméstica. WPA2 usa um handshake de quatro vias para estabelecer uma chave para criptografar o tráfego, para protegê-lo de olhos curiosos.

Durante o terceiro estágio, os pesquisadores descobriram que a chave pode ser reenviada várias vezes. A geração de chaves, embora aparentemente aleatória, é realmente regida por uma fórmula matemática.

Por meio desse terceiro estágio, acredita-se que eles conseguiram quebrar o formalismo utilizado para gerar chaves por meio de tentativas e erros. As descobertas completas da equipe da KU Levem serão apresentadas em 1º de novembro na Conferência ACM sobre Segurança de Computadores e Comunicações em Dallas.

 

Saiba mais sobre o perigo do seu roteador ser hackeado:

https://www.youtube.com/watch?v=f1N2cbG7r_k

O que fazer?

Assim como essa notícia pegou todos de surpresa, isso mostra como é importante se ter uma boa assessoria em TI em sua empresa! Assim, sua rede Wi-Fi e seu sistema estarão sempre protegidos. Nós da EW Info temos anos de experiência e uma equipe especializada para atender à necessidade de sua empresa! Entre em contato conosco!

Gostou do artigo? Saiba mais sobre esse assunto e tecnologia da informação acompanhando nosso site.

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Segurança de Redes # , , , , , , ,
Compartilhar:
Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info