Todas as empresas estão sujeitas à vulnerabilidade de dados e informações. Nós separamos as principais práticas que melhoram a segurança. Confira!

 

Ciberataques, golpes e falhas na segurança são situações comuns hoje em dia, principalmente em grandes corporações e órgãos governamentais. Porém, devido à vulnerabilidade de segurança, esses sequestros de dados têm atingido pequenas e médias empresas. Será que o seu negócio está seguro? Nós lhe mostraremos 5 práticas necessárias para garantir a proteção.

 

QUESTÕES DA ERA DIGITAL

Da mesma forma como a era digital trouxe mobilidade, agilidade e facilidade para as empresas, trouxe também um aumento dos riscos de ataques digitais ou falhas no sistema, afinal, a maior disposição de informações vulnerabilizou dados.

Evitar essas ameaças somente é possível com uma boa segurança da informação para todo departamento de TI.

Freepik

COMO EVITAR AMEAÇAS?

De acordo com o Panorama de Ameaças na América Latina da Kaspersky, divulgado em setembro de 2020, o Brasil concentra 56% dos ciberataques. Mesmo sendo o país líder, apenas 16% das empresas reforçaram seus sistemas de segurança da informação, segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Marsh, a pedido da Microsoft.

Para o trabalho home office, devido à pandemia da covid-19, muitas empresas passaram a digitalizar e automatizar processos. E com esse aumento do uso de computação em nuvem, automação e trabalho remoto, é preciso de um plano de segurança eficiente.

 

CUIDE DA PROTEÇÃO DA EMPRESA

Ter segurança da informação é ter proteção dos seus dados contra os diferentes tipos de ameaça, diminuindo os riscos relacionados com o negócio e aumentando o retorno sobre o investimento. Pensando nisso, a equipe do TI deve adotar algumas práticas:

 

  1. Detecte vulnerabilidades de hardware e software

Os equipamentos de TI, sistemas e aplicativos (hardwares e softwares) passam por evolução tecnológica contínua e precisam, periodicamente, ser substituídos. Os equipamentos, por exemplo, estão sujeitos a defeitos de fabricação, quebra ou queima de componentes, má conservação e instalação ou utilização incorreta. Tudo isso pode comprometer a segurança da informação.

Já os softwares, além de estarem sujeitos a falhas técnicas e de configurações de segurança, podem ter mau uso ou negligência na guarda de login e senha de acesso. Por isso, o ideal é possibilitar um treinamento e atualização de conhecimentos para a equipe de TI e os usuários que utilizam esses recursos tecnológicos.

Contar também com uma empresa como a EW Info para detectar de forma rápida as possíveis vulnerabilidades de hardware e software, faz a diferença.

 

  1. Faça cópias de segurança

Conhecido também como backup, é um mecanismo fundamental para toda e qualquer empresa. Por meio dele é possível garantir a disponibilidade da informação, caso as bases onde a informação esteja armazenada sejam danificadas ou roubadas.

Normalmente o backup pode ser armazenado em dispositivos físicos (servidores de backup, pen drive e HD externo) ou em nuvem.

O importante é ter armazenadas, em locais distintos da instalação original, pelo menos duas cópias das bases de dados.

 

  1. Realize backup periódicos

E por falar em backup, faça-os periodicamente. Muitas empresas acabam optando por fazer mensalmente, o que ainda tem um risco, pois, em caso de sequestro de dados, expõe a empresa a ficar parada sem ter o histórico por 30 dias. Já outras optam por mais segurança, e realizam o procedimento diariamente ao final de cada período do dia ou até de hora em hora.

O importante é não deixar os backups periódicos de lado.

 

  1. Invista em um bom firewall

O firewall é uma espécie de barreira de defesa do computador, que trabalha segundo protocolos de segurança (TCP/IP, IPSec, HTTP, entre outros) para garantir o correto funcionamento da comunicação e impedir intrusões. Então já sabe, né? Escolha um firewall de qualidade.

 

  1. Tenha uma Política de segurança da informação

Para garantir ainda mais a segurança da empresa, ter um documento que estabelece diretrizes comportamentais para os membros da organização, no que diz respeito às regras de uso dos recursos de tecnologia da informação, é fundamental.

Essa política deve ser desenvolvida com a equipe de TI e os colaboradores dos demais departamentos. Assim, com todos participando, fica muito mais fácil gerir a segurança da informação.

 

NÓS PODEMOS AJUDAR!

A EWinfo oferece serviços na área de segurança da informação com um grande diferencial: ser a única empresa que, ao fechar contrato, disponibiliza gratuitamente o serviço de backup, assegurando assim toda integridade de suas informações.

Temos as melhores soluções em firewall, backup e proteção de dados. Garanta agora a integridade de sua rede e segurança contra ataques externos e internos.

Entre em contato, estamos à disposição!

 

Ligue para a EW Info e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Tecnologia # , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info