Vazamento do Facebook expõe 533 milhões de usuários, incluindo brasileiros. Saiba como manter a sua privacidade nas redes!

 

No início de abril de 2021 dados de 533 milhões de usuários do Facebook no mundo todo foram divulgados e publicados em site de hackers, sendo oito milhões de brasileiros que tiveram suas informações expostas em fóruns de hackers, conforme um porta-voz da rede social divulgou para a Reuters. O vazamento aconteceu em 2019, mas só foi divulgado agora. Infelizmente, este é apenas um entre muitos casos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para uma navegação mais segura. Confira!

 

RISCO DE VAZAMENTO

Plataformas como o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e outras fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. De acordo com o The Global State of Digital 2020, elaborado pela Hootsuite e We Are Social, cerca de 150,4 milhões de pessoas usam redes sociais no Brasil, o que representa 71% da população do país.

Ao mesmo tempo em que essas plataformas são ótimos canais de comunicação e conexão entre os usuários, há também riscos de segurança e privacidade. Golpes, ataques e vazamento de dados estão cada vez mais comuns, pois as redes possuem vulnerabilidades que podem ser detectadas por cibercriminosos. Portanto, saiba preveni-los!

 

-Ative a autenticação de dois fatores

A verificação de dois fatores ou duas etapas é uma forma de segurança extra para as suas redes. Quando você mantém este recurso ativado, além de solicitar uma senha, será necessário utilizar um código, (normalmente recebido por SMS) caso alguém tente acessar a sua conta de outro dispositivo.

-Utilize uma senha forte e mude-a periodicamente

É comum vários usuários usarem as mesmas senhas para diversas plataformas, inclusive senhas que têm relação com a data de nascimento. É indicado usar uma senha forte, conforme é mostrado na plataforma no momento do cadastro, utilizando mais de seis dígitos, alternando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres. Além disso, mude-a periodicamente.

-Verifique as configurações de segurança e privacidade

As plataformas possuem as configurações de segurança e privacidade para o usuário escolher o que for melhor para ele. No Facebook, por exemplo, você pode verificar quem pode ter acesso a informações particulares e até o que você publica.

Outra opção para garantir maior privacidade é deixar o seu perfil privado, assim somente as pessoas autorizadas por você têm acesso a informações sobre a sua vida pessoal.

-Cuidado com links estranhos

Evite acessar links suspeitos, principalmente de promoções ou sorteios, pois podem ter vírus que irão prejudicar seu aparelho ou acessar suas informações. Aliás, quando você abrir um link que estiver nas suas redes sociais, verifique se o domínio está correto e identificado com o código HTTPS no início, uma espécie de selo de segurança que garante uma navegação segura.

 

NÃO DÊ BOBEIRA!

Essas são apenas algumas dicas que podem garantir maior proteção da sua privacidade e segurança. Mas a preocupação não deve se limitar apenas às redes sociais. A EW Info oferece serviço completo em segurança doméstica e segurança da informação para empresas. Entre em contato para lhe atendermos!

Ligue para a EW Info e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Tecnologia # , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info