A operação de resgate na Tailândia usou a tecnologia como apoio. Drones com câmeras e sensores termais, um robô aquático e outras tecnologias de conectividade eLTE também foram utilizadas.

12 garotos e seu técnico de futebol estavam presos em uma caverna inundada em Thung Luang, na Tailândia, desde o dia 23 de junho.  A operação de resgate terminou no dia 10 de julho.“Não temos certeza se isso é um milagre, uma ciência ou o que é. Todos os 13 Javalis agora estão fora da caverna”, publicou a marinha tailandesa no Facebook.  O post fez referência ao nome da equipe de futebol, os “Javalis Selvagens”.

Para que o resgate fosse bem-sucedido, foi necessário um time com policiais, militares, mergulhadores, analistas internacionais e voluntários. Além disso, o apoio de uma série de novas tecnologias foi essencial devido a complexidade do trabalho.

 

Tecnologia facilitou mapeamento e comunicação

Foram usados drones, lentes de aumento e câmeras termais para que um mapa 3D aéreo da região pudesse ser criado. Dessa forma foi possível explorar os pontos de acesso às cavernas. A tecnologia também contribui para a comunicação através de rádios portáteis. Os resgatistas se comunicavam com o time de futebol mesmo com a longa distância e falta de infraestrutura para rádio na área.

A empresa chinesa Huawei também colaborou com o resgate. Foram utilizadas tecnologias de conectividade eLTE de rápida instalação, auxiliando a comunicação em tempo real dos garotos com suas famílias em chamadas de voz e vídeo. O sistema é eficiente para uso em locais onde as redes de comunicação pública não operam ou em situações emergenciais. Segundo a companhia, ele inclui estação base, antena e fornecimento de energia própria.

Também foi enviado um robô aquático, que fornecia informações sobre as condições da caverna e a profundidade da água. Além disso, drones com câmeras termais ajudaram a detectar entradas na caverna alagada.

O CEO da SpaceX, Elon Musk, comentou sobre algumas estratégias que poderiam facilitar o resgate. Segundo ele, os engenheiros da agência espacial construíram um pequeno submarino que seria enviado a Tailândia, mas o veículo não chegou a tempo. Musk contou que pretende utilizar o submarino em missões espaciais futuras e parabenizou a equipe pelo resgate do time.

 


Gostou do artigo?Continue acompanhando a nossa página! Temos sempre uma nova informação sobre o mundo da tecnologia. Precisando de ajuda? Venha falar conosco! Nós da EW Info estamos sempre preparados para atender nossos clientes.

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Tecnologia # , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info