O wi-fi público pode conter muitos perigos e precisa ser usado com cautela. Essas redes públicas são alvos de hackers e necessitam do mesmo cuidado que adotamos ao usar um banheiro público. Confira!


Quando você chega em um restaurante, depois do cardápio, a primeira dúvida que surge é a senha do wi-fi. Ao chegar em um hotel ou ao desembarcar em um aeroporto, estamos sempre em busca de uma conexão. Esse hábito pode até ser vantajoso para seu pacote de dados do seu celular, mas, é preciso muita atenção.

 

Como acontece o ataque?

Existem duas formas desses ataques acontecerem. O cibercriminoso pode estar conectado à uma rede pública (com ou sem senha) ou pode rotear uma conexão para criar a sua rede de wi-fi própria, com nome e senha iguais aos da conexão verdadeira. O usuário não tem como saber do risco que corre ao se conectar em ambos os casos.

“Um exemplo real são as celebridades que viajam muito e entram em conexões de aeroportos, que sabemos que são uma rede desejada. Aí acabam tendo contas invadidas”,conta Fábio Assolini, analista de segurança da Kaspersky.

Segundo Assolini, qualquer wi-fi público está suscetível a ataque, como por exemplo, restaurantes, hotéis, cafeterias, shoppings etc. De acordo com ele o golpe é comum, e até existem tutoriais na web que ensinam como fazer. Esta ação já foi mostrada no primeiro episódio da série de Tv Mr. Robot, onde o protagonista entra em um wi-fi público na lanchonete e vasculha a rede até achar informações comprometedoras do dono do local.

Por isso, o alerta principal do especialista é para usar o wi-fi público com muita cautela. “Você tem que usar um wi-fi público com o mesmo cuidado com o qual utiliza um banheiro público. Existem riscos envolvidos e você tem que pesar os prós e contras”, alerta Assolini.

A ação dos hackers

Os hackers costumam redirecionar a conexão em redes comprometidas de alguns sites para outros. Por exemplo, ao tentar acessar a página do seu banco ou de uma rede social, acaba indo para um site falso que simula o verdadeiro.  Isso acontece para roubar seus dados e credenciais bancárias ou para espalhar um malware.

“O criminoso pode simplesmente usar um nome parecido na rede, esperar que a pessoa se conecte e inclusive pode deixar que alguém navegue. Isso é algo trivial, porque você roteia o 3G e oferece wi-fi para quem está nas proximidades”, explica Assolini.

Quando você é direcionado para um site falso o hacker vai ter acesso a tudo que você coloca na página. O usuário pode acreditar que está na página verdadeira e fazer logins em suas redes sociais ou colocar senhas de banco. Mas, na verdade está entregando todos seus dados aos criminosos.  É muito difícil saber se a rede que você quer acessar é confiável. Há alguns indícios que podem ser observados.
Fique atento aos certificados digitais, aqueles cadeados de segurança que aparecem na barra de endereço dos navegadores.

O problema é que alguns sites falsos de criminosos mais preparados, conseguem certificados provisórios para suas páginas.

 

Proteja-se

Assolini diz que existem três formas de se proteger dessas ameaças:

  • Não usar wi-fi público e priorizar sempre o uso de 3G ou 4G
  • Usar um produto de defesa nos smartphones, computadores e tablets
  • Usar um VPN. Elas cifram seus dados e algumas delas fazem a checagem do certificado digital

Vale a pena lembrar que todas essas proteções não vão impedir totalmente que você seja atingido por um cibercriminoso, mas minimizam as chances disso acontecer.


Gostou do nosso conteúdo? Nós da EW Info estamos há mais de 15 anos no mercado sempre preparados para atender nossos clientes. Continue acompanhando a nossa página!

Ligue para a EW Informática e fale com um dos nossos especialistas para uma consultoria para sua empresa sem compromisso – (21)3203-0368.

Conheça também nossos serviços em: Antivírus – Bit Defender e Segurança da informação

Entre em contato
e saiba como a EW Info pode te atender
ewinfo@ewinfo.com.br

Tecnologia # , , , ,
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recentes

Inscreva-se e receba novidades e soluções
de redes ou sistema para sua empresa

Soluções

Entre em contato com a EW Info